A maior parte de toda a energia consumida no mundo provém do petróleo, uma fonte limitada, finita e não renovável. A cada ano que passa, aumenta o consumo de combustíveis derivados do petróleo e, consequentemente, o aumento da poluição atmosférica e da ocorrência de chuvas ácidas (Ferrari e cols., 2005; Oliveira e cols., 2008).O consumo brasileiro de diesel, em 2003, foi de cerca de 38 bilhões de litros e, em 2005, o Brasil ainda importava cerca de 11% de óleo diesel. Atualmente cerca de 40 bilhões de litros desse combustível são usados, ocorrendo a importação de 2 bilhões de litros por ano – o equivalente a 5% do diesel consumido (Kaplan e cols., 2007). Portanto, a busca por fontes alternativas de energia é de grande importância para a economia brasileira (Guarieiro, 2006).O biodiesel é um substituto do diesel. São ésteres metílicos ou etílicos de ácidos graxos, obtidos a partir da reação de transesterificação de triglicerídeos. A transesterificação consiste na reação dos triglicerídeos presentes nos óleos vegetais ou gorduras animais com álcool em presença de catalisador como mostra o Esquema 1 (Ferrari e cols., 2005; Pinto e cols., 2005).No Brasil, devido à grande diversidade de espécies oleaginosas, pode-se produzir biodiesel a partir de diferentes óleos vegetais como soja, milho, amendoim, algodão, babaçu e palma (Ferrari e cols., 2005). Além disso, esse biocombustível pode ser produzido a partir de óleos de frituras e de sebo bovino, reduzindo, assim, os riscos de poluição ambiental causados por esses materiais (Suarez e cols., 2007; Costa Neto e cols., 2000).No Brasil, o Congresso Nacional aprovou a lei n° 11.097, em 13/01/2005, que tornou obrigatória a adição de 2% de biodiesel ao diesel (B2) até 2008 e a adição de 5% (B5) até 2013 (Geris e cols., 2007).O biodiesel é um combustível obtido de fontes limpas e renováveis (ciclo curto do carbono) que não contém compostos sulfurados (não contribui para formação de chuvas ácidas) e aromáticos; apresenta alto número de cetanos (o correspondente a octanos na gasolina); e é biodegradável. Esse biocombustível, quando comparado ao diesel, oferece vantagens para o meio ambiente como a redução de emissões de dióxido de carbono (CO2, o principal responsável pelo efeito estufa) e de materiais particulados. Essas vantagens são traduzidas em menos custos com a saúde pública, visto o grande consumo de óleo Esquema 1: Reação de transesterificação de triglicerídeos com álcool.Biodiesel: Uma Alternativa de Combustível Limpo QUÍMICA NOVA NA ESCOLA 59 Vol. 31 N° 1, FEVEREIRO 2009 diesel nos transportes rodoviários e automotivos nas grandes cidades. (Costa Neto cols., 2000). O objetivo deste artigo é estimular professores e estudantes do Ensino Médio a prepararem biodiesel em sala de aula a partir do óleo de soja e etanol na presença de hidróxido de sódio como catalisador. Trata-se de um experimento simples que pode ser realizado com materiais do cotidiano, adquiridos em estabelecimentos comerciais de qualquer cidade ou município brasileiro.
Mara....ADOROOO
Há 15 anos
Fiquei muito feliz em poder ler este texto ,pois auxiliará e muito nos meus estudos
ResponderExcluirolá ! gostei muito de ter conhecido este blog ,pois ele irá me ajudá a fazer o trabalho de química ,pedido pelo professor.
ResponderExcluirobrigado!
naum gostei não entendi nada*--*
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